O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

23 julho 2013

O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (101)

Centésimo primeiro número da série. Escrevi no número anterior que, com a independência do país a 25 de Junho de 1975 e, especialmente, com o decreto-lei 5/76 de 5 de Fevereiro, foram criadas as condições para que as pessoas que viviam nos subúrbios das cidades pudessem habitar as zonas do cimento, pudessem passar das periferias da vida aos centros anteriormente colonizados. Na verdade, os Moçambicanos pobres passaram a habitar prédios e moradias do cimento. Coisas novas surgiram em suas vidas: água canalizada, chuveiros, banheiras, autoclismos, electricidade, elevadores e telefones em vários casos. Se não se importam, prossigo mais tarde.
(continua)

2 Comments:

Blogger nachingweya said...

O que pode acontecer a uma sociedade em 37 anos...
Reler este Decreto ao Conselho de Ministros de hoje é capaz de ser anticonstitucional. Pelo menos muito inconveniente.
PS. Não vi anunciado mas há obras na Praça dos heróis. Não sei se para reavivar aquele jardim que definha desde a sua genese à sombra e sob o olhar competente do Ministério da Agricultura ou se para ampliar e preparar o local na prespectiva de mais heróis. Cemitério ou jardim, a obra foi adjudicada a uma empresa chinesa, o que nos remete a reflexão.

23/7/13 11:59 da manhã  
Blogger Salvador Langa said...

Hoje os novos habitantes dos subúrbios não conseguem mais chegar onde esses chegaram.

23/7/13 8:21 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home