07 março 2012

Para ganhar as eleições em Inhambane (13)

Prossigo a série, no segundo leque de questões proposto no número seis, entrando agora no ponto 4.
4. O papel das autoridades comunitárias.  No número anterior falei-vos do empenho dos dirigentes municipais. A radiografia desse empenho (ou ausência dele) é crucial para a disputa eleitoral. Mas esta disputa exige, ainda, considerar o papel das autoridades comunitárias.
Prossigo mais tarde. Foto reproduzida com a devida vénia daqui.
(continua)

3 comentários:

Anónimo disse...

Talvez em Inhambane seja relevante falar, também, sobre lideranças (comunitárias mas também institucionais), sobretudo as que viram seus bens nacionalizados no pós independência, e algumas delas depois acusadas de serem da RENAMO foram presas durante tempo considerável. Para além dos bens viram suas identidades açambarcadas. Ex. (Bairro) Sataré (Santarém) foi forçado a ser (Bairro) Liberdade. Algumas dessas pessoas, me parece, continuaram líderes mesmo quando não foram tornados autoridades. Este cenário é bem mais marcante na cintura da cidade, Chalambe(s), Matadouro, Sataré. Muelé e Nhampossa se tornaram uma miscelânea de fidelidades, uma vez que se mantêm ´gentes` com funcionários públicos. O fenómeno, me parece, se manifesta também em zonas próximas as praias do Tofo, Barra e Salela pelos motivos similares ao acima indicados. Ex. o caso da liderança dos Arouca mas também as lideranças dos expropriados ou mal compensados pelos lodges que ficaram com as terras e o acesso ao mar que lhes dava alimento. E é nesses locais onde se concentra o maior número de pessoas.

Salvador Langa disse...

Secretários de bairro e régulos é por onde passa o poder local.

Anónimo disse...

Me parece que a excepção dos Balanes, 1, 2 e 3, a zona de cimento da cidade, no resto dos bairros de Inhambane ser secretário de bairro torna as pessoas autoridades locais mas, não as confere necessariamente o estatuto de lideres comunitários ou de grandes instituições. E pelo que saiba na cidade de Inhambane não existem régulos.