O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

05 janeiro 2011

O problema de Simmel

"Estamos na rota certa", "As pessoas estão satisfeitas", "As populações disseram que querem um tractor", "Estamos a vencer as dificuldades", "São orientações do partido", "Os europeus", "Os africanos", "O povo confia em nós" - eis alguns  problemas generalizantes do que Georg Simmel chamou, um dia, "unidade psicológica de grupo". Em que consiste essa unidade? Consiste  na produção de uma totalidade unitária da qual são eliminadas as diferenças entre os indivíduos. Eis os problemas que Simmel levantou: é a unidade de grupo construída a partir de processos psíquicos dos dirigentes? A partir de um tipo médio? A partir da maioria dos membros do grupo? A partir de que efectivo os desviantes seguros ou prováveis podem ser tomados como quantidade  negligenciável? Em que medida o carácter mais ou menos rigoroso da "interdependência funcional" (sic)  ligando os membros do grupo autoriza ou interdita tratar a informação lacunar de que dispomos como caução da unidade psíquica do conjunto? O que chamo problema de Simmel permite, creio, interessantes exercícios analíticos, a começar logo pelos políticos.

1 Comments:

Anonymous ricardo said...

Eu diria simplesmente: Pensamento Monolitico!

5/1/11 8:20 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home