As equipas de futebol são bem mais do que equipas para desporto: são empresas operando com mais-valia e taxas de lucro, são produtoras e gestoras de marcas de todos os tipos publicitários com base em predicados de jogadores-mercadoria. Cada jogador tem valor de uso e valor de troca como um carro, um computador ou um celular. Cada jogador é uma peça no mundo bolsista e segurador. Não há jogos entre equipas, mas competição entre empresas, empresas que transformaram o mundo do futebol em mercados de compra e venda. Os mundos mais pobres são bons campos de produção barata de futuros jogadores-mercadoria.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário