05 dezembro 2012

Roubo do desenvolvimento

Em comunicado hoje distribuído, a EDM informa que há restrições no fornecimento de energia eléctrica às cidades de Beira e Chimoio devido ao roubo de cantoneiras na rede de transporte entre Chimoio e a localidade de Chibata, do que resultou o derrube de uma torre. Aqui. A 18 de Outubro do ano passado, foram roubados 18 mil metros de cabos de cobre na linha que interliga a central Hidroeléctrica de Mavuzi à cidade de Chimoio, após o derrube de nove postes de betão, outros tantos de madeira, 57 isoladores e 18 travessas. Aqui.
Nota: sobre o roubo do desenvolvimento para outros desenvolvimentos, recorde neste diário aqui

1 comentário:

nachingweya disse...

Há uns anos descarrilou um comboio na região de Marromeu devido ao roubo de parafusos que fixam o carril às travessas. Investigado o fenômeno verificou-se que a população tirava os parafusos para fazer de peso nas redes de pesca no Rio Zambeze. Pensam que os CFM financiaram o subsídio a chumbos de pesca para a aquela região? Não. Financiaram policias. Sem sucesso e sem sustentabilidade.
Será que é de cantoneiras de aço galvanizado que as populações ao longo das linhas de energia precisam ou qualquer cantoneira para fazer uma carroça, uma armadilha, serviria? Onde estava a empresa quando uma linha inteira que devia estar energizada (permitindo ter informação ao primeiro sinal de sabotagem)foi derrubada?
Isso de Chimoio, a cidade desde sempre mais bem servida em infra estrutura eléctrica, ficar sem luz horas a fio parece dever-se mais a pobreza técnica do capital humano em exercício! Sem ofensas ao sistema que elogia competência em tudo o que usa gravata.