Sexto número da série. Continuo a multiplicar as possibilidades nas questões de partida no tocante ao ensino de qualidade. Eis mais uma, aquela que mais me interessa nesta série: o objectivo central no ensino consiste em desenvolver a capacidade de crítica e em preparar cidadãos comprometidos com a transformação das relações sociais geradoras de desigualdades e injustiças sociais. Crédito da imagem aqui.
(continua)
Adenda: Sugiro recorde a minha série em 38 números intitulada Sobre a qualidade do ensino em Moçambique, aqui.
2 comentários:
Ou seja, o objectivo do ensino e sempre criar cidadãos “qualificados” para ocuparem o lugar outrora dominado por massas populares “incultas”, as quais nunca foram um valor-acrescentado na tomada de decisão por parte dos governantes...Mas, se a "praxis" dos governantes se equivaler ao "modus-vivendi" das massas "incultas", entao a mudanca tao esperada no ensino nunca ocorrera, senao nas elites a abertura intelectual se mostrar possivel, com maior ou menor impacto nas sua estatisticas de qualidade.
Contudo, nunca deixara de ser um ensino exclusivo e socialmente assimetrico.
Ora aqui está o problema caro Professor, saber quem está de facto comprometido em mudar por completo a vida. "É ou não é?"
Enviar um comentário