20 setembro 2012

Eduardo Mondlane

"Porque as condições de vida em Moçambique, o tipo de inimigo que nós temos, não admite qualquer outra alternativa. É impossível criar-se um Moçambique capitalista, seria ridículo lutar para destruir a estrutura económica do inimigo e reconstruí-la a favor do inimigo. Seria ridículo, já o dissemos várias vezes. Ora nós não vamos fazer isso. Nós vamos criar um sistema económico socialista e há agora uma riqueza de experiências de vários países socialistas que nós vamos estudar e aprofundar." - Eduardo Mondlane entrevistado por Aquino de Bragança, logo a seguir ao II Congresso em 1968 da Frente de Libertação de Moçambique - Bragança, Aquino de e Wallerstein, Immanuel, Quem é o inimigo (II). Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1978, pp. 200-201

4 comentários:

ricardo disse...

Muito interessante estas nuances politicas de Mondlane. Como as 4 estacoes do ano. E so pena que Leo Milas nunca tenha sido entrevistado tambem apos aquela data.

Salvador Langa disse...

Muito interessantes estas nuances do mister Ricardo, os dias são de Milas pois claro. Já agora que pena Mondlane não ler estas tiradas de todas as estações.

ricardo disse...

Sr. Langa, rogo-lhe que va pescar a Pemba junto dos seus.

Anónimo disse...

Naquela altura eram todos jovens e idealistas. Agora estao todos mais crescidos e mais pragmáticos e materialistas. Sao as metamorfoses da vida.