O leitor Ricardo Santos enviou-me as fotos em epígrafe, ontem tiradas numa rua da cidade de Maputo próxima do Hospital Central na qual, escreveu, após o início da poda de árvores há cerca de duas semanas, são os próprios moradores que, observou Ricardo, "cansados da situação, alugam camiões para carregar os ramos e as folhas secas, quando deveria ser o Município a fazê-lo."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Mais um camiao foi hoje alugado. Ja sao dois passeios limpos. Faltam cinco a espera que o Municipio va la remover a lixeira que criou. Mas afinal, porque pagamos NOS a taxa do Lixo?
Ora aqui está, estamos "podados".
Foi formada recentemente a VISAGUA que já estabeleceu com o FUNAB os termos de tratamento dos residuos solidos de Maputo e Matola. A pergunta que não se aquieta é se a taxa de limpeza que o munícipe paga através da factura de energia será doravante para sustentar a VISAGUA.
Enviar um comentário