07 novembro 2011

Para ganhar as eleições em Quelimane (15)

Prossigo a série, com base nos pontos que propus aqui.
2. Actores-alvo. Após a descrição do candidato-aspirina no número anterior, é agora a vez de escrever sobre o candidato-antibiótico. O que é um candidato-antibiótico? Um candidato-antibiótico é aquele cuja intenção primordial é a de alterar o coração e as regras de funcionamento na cidade no sentido genuíno de melhorar a condição social dos seus habitantes, especialmente dos mais carenciados, o que significa também melhorar o meio-ambiente. Em lugar de ser pensado, o candidato-antibiótico pensa; em lugar de ser o peão vegetativo de um partido, é uma mais-valia pensante para esse partido; em lugar de favorecer colegas, amigos, companheiros de jornada e parentes, favorece os que não têm quem os favoreça e defenda; em lugar de ser a voz dos poderosos, torna-se a voz dos deserdados e esquecidos. Isso significa que o candidato-antibiótico tem de ser íntegro e corajoso.
Deixem-me prosseguir mais tarde. Foto reproduzida daqui.
(continua)
Adenda: abordo múltiplos aspectos da engenharia eleitoral no seguinte livro: Serra, Carlos (dir), Eleitorado incapturável, Eleições municipais de 1998 em Manica, Chimoio, Beira, Dondo, Nampula e Angoche. Maputo: Livraria Universitária, 1999, 354 pp., confira especialmente pp. 43-243.
Adenda às 11:29: edição de hoje do "Diário da Zambézia" aqui.

5 comentários:

Abdul Karim disse...

Essas Eleições Estão Animar !

Salvador Langa disse...

Cá por mim continuo a insistir na necessidade de conhecermos os programas dos candidatos, porquê não colocar na internet?

BMatsombe disse...

Infelizmente são muitos os "aspirinas".

TaCuba disse...

Espero o período da propaganda e as análises dos jornais...

Xiluva/SARA disse...

No início deste seriado o Professor falou nas donas de Quelimane. Não há uma dona para concorrer ou Quelimane é masculino??????????