O economista queniano James Shikwati (imagem à esquerda) - várias vezes referido neste diário - analisa no The African Executive a presença chinesa em África em meio - afirma ele - à crise de liderança política e das instituições governamentais no continente. No último parágrafo do seu texto, escreveu o seguinte: "Duas potências têm os seus tentáculos lançados nas profundezas do continente africano: o Ocidente em "software" e a China in "hardware"." Sobre a situação dos 53 países africanos, confira igualmente, no mesmo portal, um texto de Ejike Opka, aqui. Para traduzir, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Um subsídio para o post:
http://www.voanews.com/portuguese/news/01_25_2011_angola_china_immigration-114561184.html
Gostei da analogia. Enquanto o software serve para determinado proposito. O hardware "veste-se" de varios softwares, sempre que o seu proprietario o desejar...
Enviar um comentário