Tentei melhorar um pouco uma definição anteriormente por mim proposta neste diário. Eis a nova versão: violência é um dano físico, psicológico e/ou moral infligido a outrem (individual ou colectivamente considerado) ou em algo, de forma continuada ou não, directa ou indirecta, com consequências lesivas que, no caso da interacção social, podem conduzir à morte.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Caro Professor
Nesta sua versão melhorada acho falta de uma contraparte: O que deverá acontecer a quem comete "violência", isto é, provoca um "dano físico, psicológico e/ou moral infligido a outrem (individual ou colectivamente considerado) ou em algo, de forma continuada ou não, directa ou indirecta, com consequências lesivas que, no caso da interacção social, podem conduzir à morte". Lembro, por exemplo, o que aconteceu nos chamados "campos de reeducação". Foi uma "violência" ou não?
Bom dia Professor!
Haverá diferença entre violência e violência política? Qual é o elemento característico diferenciador quando á "violência" se acrescenta/qualifica de "política" tomando em conta a definição postada?
Obrigado.
Enviar um comentário