O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

04 janeiro 2017

Opinião pública não existe [Pierre Bourdieu]

"A "opinião pública" manifestada nas primeiras páginas dos jornais sob forma de percentagens (60 % dos Franceses são favoráveis a...) é simplesmente um artefacto, cuja função é a de dissimular que o estado de opinião num dado momento é um sistema de forças, de tensões e que nada é mais inadequado para representar o estado da opinião que uma percentagem." (Bourdieu, Pierre, L'opinion publique n'existe pas, in Questions de sociologie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984, p. 224, tradução minha, CS.
Adenda: esta é, sem dúvida, uma questão fundamental. Expressões parentes são "praça pública", "esfera pública" e "sociedade civil", estas duas últimas, especialmente a última, de forte uso social em certos círculos produtores de opinião pronta-a-consumir.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home