O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

10 janeiro 2016

Filipe Nyusi, expectativas e messianismo político [10]

Décimo número da série. Escrevi no número anterior que o Presidente Nyusi não é livre por quatro razões básicas: a história do país, a história do seu partido, a história do Estado e a sua história individual. Na verdade, a história do país é longa, cheia de inovações, é certo, mas também cheia de hábitos, de inércias e, aqui e acolá, agarrada à memória de percalços, tragédias e tristezas; a história da Frelimo já tem décadas e lá reina uma disciplina severa, uma história que apela muito ao colectivo, às regras e aos costumes da história do partido; a história do Estado, também, em processo de institucionalização e normalização, onde é permanente a luta entre a idoneidade e o patrimonialismo, entre o público e o privado, entre a filiação partidária e a competência; finalmente, a história individual do Eng.º Nyusi, situada entre a história ainda hegemónica dos pais fundadores da nação e a história geracional do pós-independência.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home