O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

03 setembro 2015

A encruzilhada da Frelimo e de Nyusi: entre dominação e direcção [5]

Quanto mais os gestores de um Estado investirem nos aparelhos repressivos e na repressão, mais alta será a composição orgânica da política e menor a taxa de lucro político, quer dizer, menor a legitimidade.
Quinto número da série. O que é poder político? É a possibilidade relacional de o Estado induzir condutas integradoras permanentes por parte dos cidadãos. Quantos tipos de gestão política podem ser considerados? Dois, excluindo tipos intermediárias, a saber: dominação e direcção, cuja relação dá a medida da composição orgânica da política. O que é dominação política? É o conjunto de procedimentos, físicos e simbólicos, que concernem à coerção física directa [uma relação de violência, no sentido de Foucault]. O que é direção política? É o conjunto de procedimentos, físicos e simbólicos, destinados a obter a adesão dos cidadãos. Nenhum desses dois tipos de gestão política é puro e unívoco, devendo ser apenas encarados como tendências gerais. Proximamente escreverei sobre a legitimidade e o peso na história nos modelos de gestão política, antes de abordar a encruzilhada em que se encontram a Frelimo e o Eng.º Filipe Nyusi.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home