Centenas de pessoas dos mais variados tipos sociais e dezenas de organizações e de instituições e de escolas estiveram ontem a limpar o histórico bairro da Mafalala na periferia da cidade de Maputo e, de forma múltipla, a consciencializar os moradores sobre as virtudes da higiene social, em mais uma operação caco promovida pela Cooperativa Ntumbuluku. Entre as pessoas que trabalharam no bairro esteve o ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia [duas primeiras fotos]. Descer às bases populares em permanência devia ser o emblema dos ministros nyusianos. Parabéns, Ministro. [fotos reproduzidas daqui, CS]
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Mais importante nestes processos é a desmistificação sobre os governantes, pois, cada vez mais percebe-se que são pessoas com os mesmos sentimentos que tantas outras. Gostaria de ver esta imagem de povo/população/cidadãos que também o são no acto de desenho e de implementação das políticas públicas, portanto, na resolução dos problemas da nação: Isso facilitaria a consecução de bons resultados.
Mais, não disse.
Os meus parabéns pelo projecto.
Enviar um comentário