O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

17 junho 2015

Samora e o Capital (8)

Oitavo número da série. Hoje os momentos são outros, a roda da história parece ter outra história, diferentes são as maneiras por que se lê e se analisa o que se passa em Moçambique e no mundo em geral. Recordemos extractos de um texto de Samora Machel e retomemos contacto com categorias analíticas que parecem perdidas, num país como o nosso onde é cada vez mais forte a presença do Capital internacional e, em particular, do Capital mineiro [amplie a imagem abaixo clicando sobre ela com o lado esquerdo do rato]:
Fonte: Machel, Samora Moisés, O processo da revolução democrática popular em Moçambique (1970?). Maputo: Departamento de Informação e Propaganda, 1976, in Colecção estudos e orientações, Instituto Nacional do Livro e Disco, 1980, 78 pp.
Adenda: leia dois textos da autoria de brasileiros, a saber: José Flávio Sombra Saraiva, Moçambique em retrato 3x4: Uma pequena brecha para a política africana do Brasilaqui; Beluce Belluci, Tudo e nada: aposta do Capital em Moçambiqueaqui.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home