O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

10 junho 2015

Aspirinas para o desemprego afectivo

Há muitas crianças pedindo esmola nos cruzamentos e nas ruas da cidade de Maputo. Como há muitos adultos fazendo o mesmo. E muitas jovens prostituindo-se. E abundam os deficientes mentais. O que significa isso? Por hipótese significa que há uma fractura familiar generalizada, muitas famílias têm crescentes dificuldades de sobrevivência. Essa fractura é filha de uma fractura social global decorrente do nosso modo produção da vida. O desemprego afectivo é produto dessa fractura social. O que significa desemprego afectivo? Significa que muitas pessoas perderam o lugar e a segurança no amor, no respeito e na disponibilidade para compreensão e ajuda. Sem dúvida que é necessário promover campanhas de sensibilização tendentes a reverter semelhante estado de coisas tristes. Mas se não houver uma reflexão profunda sobre o modo de produção e de reprodução da vida, essas campanhas terão, apenas, o efeito precário das aspirinas.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home