O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

22 abril 2015

Xenofobia e shangaanfobia: história e estereótipos na África do Sul e em Moçambique (3)

"Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem. " [Bertolt Brecht]
Terceiro número da série. Passo ao segundo ponto do sumário proposto aqui, a saber: 2. Três fenómenos e quatro movimentos. Racismo, etnicismo e xenofobismo excluem pessoas. No racismo, actua-se com marcadores físicos do tipo cor da pele; no etnicismo, com marcadores simbólicos: língua, costumes, anterioridade de chegada a um território, heróis epónimos, etc.; no xenofobismo, com marcadores simbólicos alargados ao nível de uma nação. É racista quem defende a superioridade sócio-genética de um grupo; é etnicista quem defende a superioridade da sua etno-comunidade de origem; é xenofobista quem defende a supremacia da sua nação. Nos três fenómenos podemos encontrar os seguintes quatro movimentos: Primeiro: atribuição a outrem de um nome, de uma identidade. Movimento sem perigo. Segundo: atribuição ao nome ou à identidade de outrem de uma qualidade negativa; premissas de hostilidade. Terceiro: hostilização de outrem sem aniquilamento, mas com actos que podem ir até à agressão; hostilidade parcial. Quarto: aniquilamento de outrem, hostilidade total.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home