O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

08 abril 2015

Cinco condições de paz política em Moçambique (7)

Sétimo número da série. Permaneço no terceiro ponto do sumário proposto aqui, a saber: 3. Cinco condições de paz política em Moçambique, finalizando o subponto 3.2. Laboratórios de ensaio de novas relações de vida e trabalho. A ideia central é justamente a do subtítulo deste terceiro ponto: criação a nível nacional de laboratórios de ensaio de novas relações de vida e trabalho, de laboratórios que tivessem a participação, por exemplo, de pesquisadores, professores, operários, camponeses, membros das forças de defesa segurança, jornalistas, desportistas, empresários, partidos políticos, igrejas, etc. Direcções colegiais, em permanente diálogo, criariam as condições multilateriais de estudo, ensaio e permanente apresentação e discussão públicas dos resultados. Nenhuma sociedade nova - mais solidária, mais humana - pode hoje nascer na ponta de uma ordem e/ou na ameaça de uma metralhadora. Apenas pode nascer na aceitação, na colaboração, na partilha e na crítica permanente, tudo isso ao ritmo, lento e conflitual, da bola de Mbonimpa. Talvez pudesse ser possível criar um dia algo como o Ministério de Ensaio de Novas Relações SociaisCom a vossa permissão, prossigo mais tarde.
Nota: fico grato a todas aquelas e a todos aqueles que queiram contribuir para o tema, criticando e melhorando as linhas de visão e análise que irão surgindo aqui.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home