(continua)
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
03 fevereiro 2014
Ritos de iniciação/aldeia Assumane/Niassa/2013 (6)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Vamos lá ver as coisas...ritos de iniciação têm a função principal se assegurar obediência aos mais velhos...Duvidam? Por isso são conservadores.
TaCuba,
Não, os ritos de iniciação não têm a função principal de assegurar obediência aos mais velhos. Os ritos de iniciação têm a função principal de "matar" o sujeito num estádio da vida para poder renascer num outro estádio, renascer como novo membro da comunidade a que está inserido. Os ritos são conservadores porque este renascimento e reintegração do membro na comunidade obedece sequências ordenadas e padronizadas de palavras e actos expressos por diversas formas. Estas sequências tem conteúdos e arranjos caracterizados por graus variados de formalidade, rigidez, condensação e repetição. Daí, conservadores (talvez).
A. Katawala
Enviar um comentário