O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

05 novembro 2011

Pasteurização social (4)

Quarto número da série.
O que entendo por pasteurização social? É o processo discursivo, consciente ou inconsciente, pelo qual aspectos considerados perturbadores da realidade social são travestidos em aspectos inócuos, destituídos de vida própria ou convertidos em preceitos morais. Por outras palavras: a pasteurização social procura eliminar os "microorganismos patogénicos" sociais. No fundo, estamos perante um exercício ideológico multidimensional.
Exemplificando. Um exercício político generalizado consiste em sustentar que os interesses particulares de um grupo são também os interesses de todos, são interesses universais, partilhados por todos. A esse propósito, creio valer a pena recordar-vos uma passagem da Ideologia Alemã de Marx e Engels, a saber: "(...) cada nova classe no poder é obrigada, quanto mais não seja para atingir os seus fins, a representar o seu interesse como sendo o interesse comum a todos os membros da sociedade ou, exprimindo a coisa no plano das idéias, a dar aos seus pensamentos a forma da universalidade, a representá-los como sendo os únicos razoáveis, os únicos verdadeiramente válidos." Aqui e aqui.
Prossigo no próximo número.
(continua)

3 Comments:

Blogger Salvador Langa said...

"Juntando os nossos esforços" ----"se cada um der uma coisinha"---etc.

5/11/11 11:04 da manhã  
Blogger TaCuba said...

Histórias para fazer dormir boi no "nós".

5/11/11 2:19 da tarde  
Blogger BMatsombe said...

O verdadeiro problema é que o produto é anestésico.

5/11/11 3:36 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home