05 janeiro 2011

Negócios

O jornalista Luís Nhachote do "Canal de Moçambique" fez uma pesquisa sobre os interesses empresariais de alguns ministros. Os resultados aqui.
Adenda às 8:23: para uma panorâmica dos negócios em Moçambique, confira em inglês aqui. Para traduzir, aqui.

3 comentários:

ricardo disse...

Um exemplo que vem de cima. Estes, sao apenas os interfaces locais (laranjas no Brasil)de dois grandes sistemas:

1. A FRELIMO;
2. O CAPITAL FINANCEIRO.

A FRELIMO e hoje muito mais que uma entidade politica abstracta. E um estado omnisciente de coisas. E o Aparelho de Estado. E a CTA. E a Banca Comercial. E a Seguranca Privada. E a Cultura. E a Universidade. E a Comunicacao Social. E a Educacao. Sao os Transportes e Comunicacoes. E a Agricultura e as Pescas. E a Policia. E a Defesa. E o parceiro que negoceia com o DOADOR. Sao todos os simbolos da Nacao.

So tem um pequeno problema. Nada disto se parece com o seu POVO...

O CAPITAL FINANCEIRO, manifesta-se agora de varias formas. E a Multinacional. E o projecto de desenvolvimento/capacity building. E a Parceria Publico Privada. E o micro-credito. E a especulacao imobiliaria. E o mercado de valores mobiliarios. E a Consultoria. E a agencia de rating. E a droga. E o trafico. E o crime organizado. E a resposta correcta a PERGUNTA DE OLIVIA MASSANGO.

E o nosso escandaloso mundo de Sofia.

Qunado o negocio corre bem, ganham-se pequenas comissoes (grandes no nosso contexto). Se correr mal, ganham-se na mesma vendendo o capital social a outro interessado, ou expropriando o socio estrangeiro.

E assim.

E uma vez mais, fica claro, que da pobreza tambem se gera riqueza alheia. Micro-financas de que e para que? Endividar desgracados com projectos financeiros que nunca irao pagar, e ingenuidade ou altruismo? A quem tentam enganar?

Eu proponho ao Professor que accione os seus canais para que um dia possamos reflectir sobre a realidade destas empresas de micro-credito em Mocambique. Eu gostaria de conhecer casos de sucesso, que nao fossem ex-estruturas locais ou chefes de grupos dinamizadores.

Ate financiava um concurso de NOVOS EMPREENDEDORES!

Abdul Karim disse...

Bem,..

Pelos vistos estou ficar famoso,

So a dizer que eu deixei de ser socio da Pacto Consultores e Pacto Imagem em Janeiro 2008, quando vim pra India.

ricardo disse...

Eh,eh,eh...dispensa comentarios!