Rogério Uthui a propósito da Gala 2012: "Repare que em Moçambique há galas e prémios para os mais bonitos, os que cantam bem, os que jogam…tudo menos os que produzem conhecimento. Na edificação da sociedade de conhecimento a primeira premissa é o reconhecimento pela sociedade, de que o conhecimento é a força motriz do desenvolvimento. É um posicionamento algo iconoclástico, se tivermos em linha de conta algumas teses políticas sobre as perspectivas do desenvolvimento do país. Mas vale a pena tentar avançar, senão ficaremos mais atrás como país…" Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Não estou certo que o conhecimento seja a força motriz do desenvolvimento.
Nem os cantores sao musicos natos. E nem os conhecedores sao sabios absolutos...Mas isso, e algo que um academico de gabinete, como o sr. reitor Utui, nunca entendera.
Porque afinal, este pais e Mocambique. E nos, somos mocambicanos.
Antes do mais...
Enviar um comentário