18 janeiro 2011

Notas sobre eleições (6)

No número inaugural desta série escrevi haver quatro perguntas que poderiam ser feitas a propósito de eleições, a saber: 1. O que é que se disputa nas eleições?; 2. Quando surgem?; 3. São a coluna vertebral da democracia?; 4. São um risco para a democracia?
Vamos lá, agora, à quarta questão.
São as eleições um risco para a democracia? Do ponto de vista genérico da resposta à terceira questão, não. São, pelo contrário, o seu êmbolo. Mas podem tornar-se num risco para a democracia (esta, considerada no duplo sentido de lide com as diferenças e de cadinho permanente de sociedades mais solidárias e justas) se, para unicamente considerar aqui dois pontos, (1) forem transformadas num supermercado político (uma frase de Alain Touraine) e se (2) forem falsificadas.
Prossigo mais tarde.
(continua)
Adenda: a qualquer momento posso introduzir alterações no texto.

1 comentário:

caterina disse...

Para mi o problemas não são as mesmo as eleições. Senão o facto de considerar o voto a única via de participação política, ou mesmo uma via de participação. Se a população não esta informada, é tratada de forma clientelaria e falseada com a ideia de igualdade política basada no voto continuamos a reforçar uma demcràcia insulsa e legitimada pelas suas propias regras de dominação.
O desafio é conseguir uma verdadeira participação, uma cidadania consciente e capacitada para demandar a igualdade da que precisa.
Achei muito interesante a sua reflexão.
Un Abraço.