Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Isto só pode ser um dilúvio, Apocalipse.
Em pleno século das luzes o machado continua a imperar em África, digo, sobretudo em África.
Gostaria do meu amigo Karim desse algumas achegas sobre esta situação na C. do Marfim.
O que é que o Drogba tem a dizer sobre os seus. O pior, depois de tudo dizem-se filhos de boa gente. E pedem investimentos estrangeiros. Quem pode investir num país assim?
Zicomo
Na Guerra Muitas Coisas Crescerão
Ficarão maiores as propriedades dos que possuem
E a miséria dos que não possuem
As falas do lider
E o silêncio dos guiados.
B.Brecht
Viriato,
Dificil comentar sobre esta situacao caricata,
Nao sei se 'e pra rir ou pra chorar, a situacao de 2 presidentes,
Mas uma coisa 'e certa, neste primeiro estagio de evolucao pos-indpendencias de Africa, nao se podera dizer que os colonizadores 'e que defeniram o amanha de Africa, e nem se podera dizer tambem que a imagem e identidade de Africa 'e resultado da campanha da "mao externa",
Num todo, o aspecto positivo 'e que os Africanos, a bem ou mal, estao a defenir a sua imagem, identidade e o seu futuro, e se tornaram tambem responsaveis pelo presente ou o hoje de Africa.
Ja 'e um passo, ao menos ja ultrapassamos a faze em que diziamos que tudo que acontece ou que podera acontecer na Africa depende dos colonialistas,
Agora depende dos Africanos e da sua lucidez em relacao a sua propria terra e continente.
Eu gostaria de ver o explendor de Africa, mas eu sou apenas um sonhador,
Enviar um comentário