19 janeiro 2011

Analisando a Tunísia e o mundo árabe

A BBC Brasil tem um trabalho intitulado "Entenda a crise na Tunísia", aqui; do jornalista Fábio Zanini, leia, no seu blogue, os artigos "Revolução na Tunísia?" e "O impacto da revolução na Tunísia", aqui e aqui; de Dyab Abou Jahjah, leia "Notas sobre a revolução tunisina", aqui; uma entrevista ao escritor egípcio Ala Al Aswani intitulada "Os países árabes estão cheios de raiva", aquiuma entrevista feita a Pedro Martínez Montávez intitulada "O mundo árabe actual e "Os olhares cruzados", aqui; um trabalho da "esquerda marxista" de Alan Woods com o título "A insurreição na Tunísia e o futuro da revolução árabe", aqui (foto reproduzida deste último trabalho).
Adenda às 9:18: no The African Executive, em inglês, um texto de Otieno Sungo, aqui. Para traduzir, aqui.
Adenda 2 às 9:34: "Países árabes guardam estoques de trigo para evitar novos distúrbios", um texto em francês no portal da Rádio França Internacional, aqui.
Adenda 3 às 9:43: líderes árabes hoje no Egipto para discutirem comércio e desenvolvimento após a revolta na Tunísia, em inglês aqui.

3 comentários:

Sir Baba Sharubu disse...

Thank you Diario de um sociologo for the enlightening collection of links.

Abdul Karim disse...

Gostei do Otieno Sungo,

Que da aqui um "Road Map" para os "Bastioes da Democracia Africa", e entrega lieralmente a UA aos "despotas",

Gostaria de ver os nossos na possivel nova "Union of African Democratic States",

Bonito, a formacao do "UADS- Union of African Democratic States"

Vamos ver se os "nossos" tem visao pra anteciparem-se e aproveitarem "desmarcar" dos "despotas", em vez de continuarem num "clubinho de despotas",

O Otieno Sungo, ate se recusa a chama-los de presidentes,... anedotico.

Anónimo disse...

Prof. O fim de Ben Ali e realmente tragico, mas era um fim previsivel. Que os acontecimentos da Tunisia sirvam de exemplo para muitos, pois que quando o jogo acaba..acabou!!

PP