O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

01 março 2018

Para a psicologia dos rumores em Moçambique [32]

Lenda urbana, boato ou rumor é "um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações" (in Renard, Jean-Bruno, Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd., p. 6).
Número inaugural aqui, número anterior aqui. Na história aqui em causa, o bicho-papão-nigeriano de mulheres é a figura percutora do drama do HIV/SIDA: forasteiro, forte em sua disponibilidade sexual, copula e quando tem orgasmo solta vermes que se hospedam nos órgãos sexuais das vítimas, vermes que se alimentam de fígado de vítimas que, claro, acabarão por morrer mais dia menos dia. Esses vermes são, metaforicamente, os veículos sem fim da doença, aqueles que infectarão muitos homens e estes, muitas mulheres.
Mas não só.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home