O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

31 maio 2016

Alma de industriais

É importante saber se somos capazes de romper com a vocação colonial e colonizada de produtores de matérias-primas, se somos capazes de nos furtar ao mercantilismo de rua, se verdadeiramente trabalhamos para construir uma alma de industriais.

1 Comments:

Blogger nachingweya said...

Decididamente que não. Nem o sistema de educação e nem o " mind set " dos gestoras públicos está para aí virado. Somos mercantilistas é assim continuaremos nos proximos 50-75 anos. Mercantilistas de matérias primas e consumidores de produtos acabados originais e contrafeitos.
Como que a confirmar que não somos realmente donos do que temos, a TVM põe o PR a repetir, cito de memória: " Lá onde andamos- referindo-se ao estrangeiro- perguntam-nós sempre porque razão vocês se estão a matar entre irmãos quando vocês viviam bem , pacificamente... Bastou nós dizermos que descobrimos um pouco de riqueza no vosso país e já começaram aos tiros...."
Li em algum lugar que " os engenheiros autuais devem-se preparar para a vida profissional como se se estivessem a preparar para os jogos olímpicos mas com a particularidade de não saberem em que modalidade irão competir." Será esse tipo de preparação que o nosso sistema de educação está a providenciar para a actual e futuras gerações? Não. Por isso a indústria transformadora ainda é uma miragem por estas paragens.

31/5/16 10:21 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home