O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

25 fevereiro 2016

A tripla guerrilha da Renamo [5]

Quinto número da série. Permaneço no segundo ponto do sumário proposto aqui, a saber: A guerrilha militar. Escrevi no número anterior que, fazendo uso da tipologia de Gramsci, era possível considerar três grupos de elementos na Renamo: o elemento difuso, o elemento coesivo principal e o elemento médio. Avancemos, então. O primeiro elemento é constituído, para usar as palavras de Gramsci, pelos "homens comuns, médios, que oferecem como participação a sua disciplina e a sua fidelidade, mas não o espírito de criação e de alta responsabilidade." O segundo elemento, o "elemento coesivo principal", é constituído por aqueles que centralizam e disciplinam o partido. O terceiro elemento, o "elemento médio", é formado pelos militantes que servem de ponte entre os outros dois elementos a nível físico, moral e intelectual. É possível dar exemplos de cada um desses elementos? Tentarei responder a essa pergunta no próximo número.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home