O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

21 abril 2014

Culto aos presidentes (8)

Oitavo número da série. Prossigo no terceiro ponto do sumário proposto aqui, a saber: 3. Alguns cultos políticos aos presidentes no mundo. Os cultos políticos são independentes dos sistemas políticos - defendi no número anterior -, possuem digamos que a mesma alma sacro-política. Dois exemplos: o norte-coreano Kim Jong-un e o norte-americano Barack Obama. No que concerne a Kim Jong-un, bem na tradição de seu pai, estamos diante da sacro-veneração de um projecto social mediante um rosto, uma efígie sistematicamente publicitada, estátuas nas praças públicas, uma forma severa de vestir, um secretismo divinizado, planeado, que simultaneamente aproxima e afasta. Tudo na figura do líder é concebido para surtir efeitos hipnóticos de massa: a veste é a farda do comissário político, a farda do pai geral, do pai protector, do pai ao serviço do povo, a farda de serviço abnegado, permanente (o grande líder é apresentado sistematicamente como único e necessário). É, também, a farda militar, espécie de escudo simbólico de alerta contra o havido inimigo imperialista. Um aspecto fundamental do ritual político norte-coreano diz respeito à estatuária.
Se não se importam, prosseguirei mais tarde.
(continua)
Adenda: sugiro leia dois textos meus intitulados "Culto da personalidade" e "O conflito na produção de heróis em Moçambique" , respectivamente aqui e aqui.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home