Ensino: qualidade e assiduidade [13]
-"[...] a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar. [...] Quando ao absentismo dos alunos nas escolas, a fonte atribui a culpa aos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos." Aqui.
-"[...] o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações." Aqui.
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Número anterior aqui, número inaugural aqui. Mas não só, há ainda uma outra, subtil coisa. A subtil coisa diz respeito à concepção instrumental e técnica dos cursos. O que quero dizer com isso? Quero dizer que a ideia fundamental consiste em desteorizar os cursos, em torná-los menos cerebrais, mais práticos, mais primeiros-socorros, menos politizados. Isso, com dois níveis: o nível político imediato, destinado a transformar o ensino em mero conhecimento, em mera aquisição de conhecimento, nulamente problematizador; o nível dos interesses do Capital, destinado a reduzir a temporalidade dos cursos e, portanto, o tempo de presença nos estabelecimentos. A declaração de Bolonha é disso um exemplo perfeito ao nível do ensino superior e do que chamo cursos macdonald. [foto reproduzida com a devida vénia daqui]
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