02 julho 2017

Ensino: qualidade e assiduidade [12]

-"[...] a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar. [...] Quando ao absentismo dos alunos nas escolas, a fonte atribui a culpa aos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos." Aqui.
-"[...] o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações." Aqui.
Número anterior aqui, número inaugural aquiO sentido político do ensino pode ser encontrado nos três fenómenos que propus. Assim, disciplinas como a História e a Geografia são os campos por excelência de exaltação dos feitos nacionais e/ou partidários. Mas esse campo nivelador, generalista, vincadamente nacional, não esconde a reprodução das diferenças sociais por exemplo através da proliferação de estabelecimentos privados de todo o tipo (oferecendo condições de estudo bem superiores às do ensino público). É na mercantilização do ensino que toma curso o que chamo nobre mentira de Platão [recorde aqui].  [foto reproduzida com a devida vénia daqui]

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