16 fevereiro 2013

Sobre os apagões de Maputo

A propósito dos apagões na cidade de Maputo, parte final de um trabalho do Eng.º José Lopes com o título "Quo vadis EDM?": "(...) neste mesmo contexto, e apesar de, estranhamente, a EDM continuar a não dispor das mais básicas ferramentas de planeamento eléctrico (ou pelo menos a não as divulgar), eu aqui generosamente lhe forneço uma estimativa que me levou algum tempo a calcular: exceptuando a Mozal - que é um enclave Eskom -, e os prejuízos causados aos equipamentos dos consumidores, na actual estrutura sócio-económica de Maputo/Matola o Custo Diário da Energia Não-Servida (ou de perda de carga) atinge os 47 milhões de meticais ($ 1.6-milhões de dólares)." Aqui.

11 comentários:

ricardo disse...

Pena é que a doença impeça que ele nos comente circunstancialmente sobre este assunto. No entanto, caro professor, poder reflectir sobre o que nos legou. E mesmo a propósito, qual é o número do xitizap a que se refere a passagem? Obrigado.

Carlos Serra disse...

Doente? E a que número se refere?

Salvador Langa disse...

Ora aqui está algo que nada tem a ver com a manteiga habitual.

ricardo disse...

Fizeram-me constar que o eng. Lopes não anda bem de saúde. Porém, não pude confirmá-lo junto do CESAB por exemplo, onde ele é investigador.

Quanto ao número, a dúvida é minha. Acedi ao site indicado, mas encontrei umas dezenas de xitizaps e pós-facios. Para não ter procurá-los um a um, agradecia que me indicasse o número do xitizap donde transcreveu:

"Quo vadis EDM?": "(...) neste mesmo contexto, e apesar de, estranhamente, a EDM continuar a não dispor das mais básicas ferramentas de planeamento eléctrico (ou pelo menos a não as divulgar), eu aqui generosamente lhe forneço uma estimativa que me levou algum tempo a calcular: exceptuando a Mozal - que é um enclave Eskom -, e os prejuízos causados aos equipamentos dos consumidores, na actual estrutura sócio-económica de Maputo/Matola o Custo Diário da Energia Não-Servida (ou de perda de carga) atinge os 47 milhões de meticais ($ 1.6-milhões de dólares)."

Obrigado

Carlos Serra disse...

Tanto quanto julgo saber, Lopes não anda doente. Quanto ao texto, julgo que basta clicar no elo para ele surgir.

ricardo disse...

Fico feliz por sabê-lo de si que Lopes afinal está de saúde. Quanto ao link, ele dá-me acesso a página por inteiro (http://www.xitizap.com) e não ao artigo em concreto.

Carlos Serra disse...

Comigo abre directo no texto. Tente aqui, agora:
http://www.xitizap.com/index.htm

Carlos Serra disse...

Como não tem conta google, o Eng Lopes pediu-me que colocasse aqui o conteúdo de um seu email, como segue:
"bom dia e obridao pelo post.
Há um estranho comentário de um tal ricardo que, a propósito do meu posfácio G, faz alusão a alguém doente. Embora eu não saiba bem a quem ele alude gostaria de referir que de acordo com os meus últimos checkups os únicos males de que padeço são falta de paciência e de dinheiro ah ah

cumptos

josé lopes"

Carlos Serra disse...

Acresce que brevemente sairá um livro da sua autoria intitulado "Corredores Mineiro-Energéticos 2020 - Impactos Marítimos do Afro-Índico no Canal de Moçambique".

ricardo disse...

Já acedi ao texto professor pelo link que me indicou. Quanto ao eng. Lopes (que o Criador lhe dê muita saúde), esclareço que quem veiculou tal rumor foram dois jornalistas investigativos da praça, que assim justificavam o silêncio do eng. face aos acontecimentos recentes na central térmica da EDM...

Impunha-se o paciente esclarecimento.

nachingweya disse...

" A competencia compra-se, a confianca domestica-se" Ouvi esta da boca de um dirigente nacional ha ja uns anos. A tipologia de gestao das empresas publicas e uma eloquente confirmacao deste principio. E apesar da bateria de consultores estrangeiros (alguns com contrato por tempo indeterminado) com se fazem rodear os mandatos engravatados dos espantalhos da confianca, tudo piora.(Quem semeia graos de milho tenciona colher espigas de milho, nao de outra coisa).
Paz a alma do chefe de familia que saiu de casa para ir ganhar o pao e nao mais regressou.