07 fevereiro 2012

Absolutamente conservador

Num dos seus livros, o ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo Walter Benjamin analisou um quadro de Paul Klee chamado "Angelus Novus". Segundo Walter, o anjo apenas via ruínas na estrada do progresso. Uma tempestade levou-o para o futuro quando ele apenas tinha olhos para o passado cheio de escombros.
Talvez pudesse dizer que estamos perante um anjo pessimista que nada compreende da modernidade em seu misto de paradoxo e contradição.
Talvez eu seja uma pobre versão local do anjo passadista de Klee ao lamentar que uma parte importante das zonas verdes da cidade de Maputo esteja a desaparecer rapidamente, substituída por condomínios e moradias de luxo.
Talvez, ainda, eu seja um conservador ultrapassado pela história do desenvolvimento ao verificar que o mangal da Costa do Sol está a ser trocado por condomínios de luxo.
Tudo o que é sólido se desfaz - escreveram Marx e Engels há mais de 150 anos. Se sofrer por ver verde e mangal "desfazerem-se" é um acto de conservadorismo, então sou profundamente conservador. Absolutamente conservador por ver ruir o que era sólido e história na cidade de Maputo.

5 comentários:

Felippe disse...

Prezado professor,
Conservador é aquele que vendo o erro das gerações passadas, olha para o futuro com o pé no presente; que ao ver um rio sendo poluído, uma arvore sendo cortada, um animal sendo extinto, não se cala perante o "progresso". Pois sabe que quem cala consente, quem não reage consente também. Do contrário, o que esse conservador dirá ao seu filho, quando este quiser se banhar no rio, ficar a sombra da árvore e ver e ouvir o pássaro a cantar nas campinas.

Salvador Langa disse...

Então tb sou, aliás há muitos "conservadores".

ricardo disse...

Nao se desespere sr. Professor. Eu tambem SOU um jovem conservador...

E os meus descendentes tambem o serao.

A Luta Continua.

Salvador Langa disse...

Para aquele tipo de construções alguém deu uma certa garantia? Qual? Quem?

Anónimo disse...

Acho que nao vale a pena discutir o sexo dos anjos. Ou as pessoas se mobilizam para resolver certos problemas ou entao nem vale de muito nos queixarmos. Até porque os chefoes, se passam por estes sitios é apenas para espiar e para medir as temperaturas. de resto nem lhe interessa o que se escreve aqui, sobretudo se nao houver muita gente a ler... Por isso... a gente continuará a queixar-se do lixo, das construções nas barreiras, do transporte publico, da qualidade da educação enfim de tantas outras coisas e a caravana continuará a passar... Já os que se queixaram das construções de Cateme e foram para a rua, viram pelo menos o seu problema reconhecido, apesar das pauladas que receberam. (Ninguem lhes pediu desculpas, mesmo reconhecendo publicamente e ao mais alto nivel que tinham razão)... por isso, se não houver uma chamada de atenção mais vigorosa... Nada feito!