Na Escola Secundária Quisse Mavota, no bairro do Zimpeto, cidade de Maputo, vários estudantes começaram a desmaiar desde que a direcção da escola reuniu com a comunidade estudantil para preparar a vinda do presidente da República, quando Guebuza visitava a cidade. Mais de dez alunos desmaiaram desde então.
A comunidade local e os guardas da escola pensam que os desmaios foram e são provocados pelo espírito do vovô Quisse, patrono da escola e último régulo da área, descontente por não terem sido correctamente feitas as cerimónias tradicionais de construção do edifício escolar e por não terem sido adequadamente removidas as campas de defuntos que se encontravam no recinto e que pertenciam à família Mavota.
O director alegou que a imputação causal é falsa, os alunos desmaiados também (argumentaram que já desmaiavam muito antes da preparação da visita do presidente), uma socorrista atribuiu o fenómeno à asma e a deficiências alimentares, mas a comunidade de Zimpeto e os guardas da escola estão firmes e dizem que o responsável pelo fenómeno é o zangado espírito do vovô Quisse (“Notícias” de hoje, p.15).
_____________________________
A vida é sempre, afinal, um conflito de interpretações. Aqui está uma das mais fascinantes áreas de trabalho dos sociólogos.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário