Um homem ainda não identificado foi linchado na madrugada de terça-feira no bairro T3 da Matola, acusado de usar poderes mágicos para violar e catanar uma mulher casada no dia 18, sem que o marido se apercebesse.
Em Maio dois irmãos foram chacinados no bairro acusados também de usarem poderes mágicos para violarem mulheres.
Acredita-se no T3 que os violadores mágicos se tornam invisíveis à noite ("Notícias" de hoje, 28/07/06, p. 19).
_______________________
Não há indicação de que qualquer investigação séria tenha sido feita ou venha a ser feita no bairro. Talvez tenha chegado a altura de uma equipa de sociólogos trabalhar no T3. O que acham? Revejam, entretanto, as minhas entradas anteriores a propósito do linchamento em geral e do T3 em particular.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário