O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

15 setembro 2015

Inédito em Moçambique

Segundo o "@Verdade" digital, o ex-presidente Joaquim Chissano afirmou estar disponível para mediar um encontro entre o actual Chefe de Estado, Filipe Nyusi, e o Sr. Afonso Dhlakama, presidente da Renamo. Aqui.
Observação: é inédito na história do país surgir um ex-presidente a oferecer-se para mediar um encontro no qual o presidente em exercício apareceria como um dos pólos do conflito político. Parece, porém, pouco crível que o Presidente Nyusi aceite semelhante proposta, por mais respeito que tenha por um dos pais fundadores da Frelimo e por mais pressão que a Comissão Política desse partido exerça sobre ele. Seria como promover Dhlakama e rebaixar Nyusi. Por outro lado, na sua apologia, igualmente inédita na história analítica de Moçambique, do conflito como fenómeno benéfico, como força socializadora e "dínamo do desenvolvimento" - posição que muito deve escandalizar certos defensores do modelo nefelibata "tomar chá para haver paz" -, Chissano faz lembrar o pensamento de Georg Simmel no seu livro "O Conflito".

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home