O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

18 setembro 2015

A encruzilhada da Frelimo e de Nyusi: entre dominação e direcção [14]

Quanto mais os gestores de um Estado investirem nos aparelhos repressivos e na repressão, mais alta será a composição orgânica da política e menor a taxa de lucro político, quer dizer, menor a legitimidade.
Décimo quarto número da série. Permaneço no terceiro ponto sugerido aqui, a saber: 3. Universidades e busca de ascensão social. Escrevi no número anterior sermos um país cada vez mais povoado por instituições de ensino superior dos mais variados tipos, oferecendo os mais variados tipos de cursos e títulos. Talvez já sejam 50, entre universidades, institutos e politécnicas, na sua maioria privados. O que significa isso? Significa que temos uma crescente população de pessoas formadas, ansiosas de ascensão social, de reconhecimento e de privilégios. Ministérios, universidades e Assembleia da República são eixos imediatos de atracção, especialmente quando próximos dos centros políticos de decisão e do néon urbano. Partidos políticos com assento parlamentar são alguns dos mais atractivos veículos de acesso. 
Nota: como tem sido meu hábito neste diário desde 2006, a qualquer momento posso modificar partes da série.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home