26 maio 2011

Segregação urbana em Maputo (3)

O terceiro número desta série, que tem a cidade de Maputo como contexto de reflexão.
Permitam-me, por agora, um dado técnico. Tanto quanto julgo saber, a maior parte, se não a totalidade dos condomínios, está protegida por uma cerca electrificada do tipo sul-africano encontrável aqui. O choque provocado por essa cerca não é em princípio mortal, mas provavelmente é muito incomodante. Um arquitecto disse-me que o choque accionado por contacto oscila entre 2500 e 12000 volts durante 3/1000 microsegundos.
Prossigo mais tarde. Imagem reproduzida daqui.
(continua)

7 comentários:

Salvador Langa disse...

Pois eu cá não gostava mesmo nada de apanhar esse "choquinho".

ricardo disse...

Ja que nos debrucamos em questoes tecnicas. Que tal escalpelizar o problema de saneamento que certos condominios junto a praia esta a provocar?

Senao vejamos. Ter um condominio de luxo, a 1 milhao de dolares cada, que tenha de usar uma motobomba para retirar as aguas negras periodicamente, nao sera um problema arquitectonico, todavia...

E UM GRANDE PROBLEMA!

Carlos Serra disse...

Esse e outros grandes, enormes problemas. Já uma vez um arquitecto apresentou aqui alguns dos dramáticos problemas que a zona enfrenta e enfrentará. Terei de procurar a postagem.

Carlos Serra disse...

"2º Atrás da marginal existia um pântano de mangal costeiro onde, na maré cheia, o mar se espraiava. Esse mangal/pântano foi ocupado, roubado ao mar, o peso dos edifícios impede o lençol freático de trabalhar segundo as suas próprias regras. Deixa de haver ponto de quebra da força do mar e incapacidade de infiltração da água na duna costeira.

Read more: http://oficinadesociologia.blogspot.com/search?q=arquitecto#ixzz1NSvRe5q6

ricardo disse...

Efectivamente, esse e o problema. Muito bem recordado sr. Professor. E os condominios nao param de crescer na zona...

Em primeira mao - dito por uma habitante da zona - os residentes do bairro de chapa e canico situado por detras da pista do ATCM e do Bairro Triunfo, receberam notificacoes dos secretarios de Bairro para se prepararem para migrar para Marracuene, pois aquela zona vai ser aterrada para dar inicio a um novo condominio.

A Luta Continua.

Carlos Serra disse...

No número de amanhã deixarei um pouco de lado as questões técnicas.

Anónimo disse...

So falta esperar que o tsunami nao nos cheque »a costa... Especialistas dizem que os graves danos que sofreu Bali aquando do tsunami do Natal de 2005 (creio) foi devido à eliminação do Mangal que ali existia. Este teria feito o papel de uma almofada para as ondas gigantes. O problema seria ser-se suficientemente criativo para aproveitar aquele territorio sem eliminar o mangal. Acho que o nosso problema é igual. Apetites enormes, custos da terra pelo ceu, fazem daqueles lugares apetitosos para os grandes investimentos. Mas os riscos sao enormes. Eu nao queria ter um terreno naquela zona. Tenho pavor ao Tsunami...