06 junho 2017

Ensino: qualidade e assiduidade [1]

-"[...] a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar. [...] Quando ao absentismo dos alunos nas escolas, a fonte atribui a culpa aos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos." Aqui.
-"[...] o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações." Aqui.
Os fenómenos constantes dos extractos em epígrafe são, certamente, merecedores de reflexão e de tomada de medidas. Porém, há que perguntar se são decisivos e se não há outros fenómenos, provavelmente mais determinantes, a ter em conta quando queremos analisar o aproveitamento (o que significa ter em conta a qualidade do ensino ministrado) e o absentismo (o que significa ter em conta o interesse pela presença constante nas aulas) escolares. Seguem-se, a título de hipóteses, algumas notas sobre a qualidade do ensino - especialmente sobre ela - e a assiduidade, sem esquecermos que o país é um mosaico de profundas diferenças culturais e de profundas desigualdades sociais, não sendo sensato, por isso, aceitar que possamos reflectir sobre a qualidade do ensino e sobre o absentismo em si, fora dessas diferenças e dessas desigualdades. [foto reproduzida com a devida vénia daqui]

Sem comentários: