Uma explosão no equipamento de comando da central térmica priva de energia toda a zona sul do país, com maior severidade a cidade de Maputo. A Electricidade de Moçambique espera ter o sistema operativo - completamente danificado pela explosão -, reposto na segunda-feira. Alguns bairros estão a ser alimentados por meios alternativos, designadamente centros de saúde. Igualmente não há fornecimento de água. Esta postagem foi efectuada via celular.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
6 comentários:
Eu vou reciclar a pergunta que o professor faz em relação às cheias. "O que foi feito desde 2000, para que o impacto das cheias deste ano fosse mínimo" (é uma pergunta com esse teor).
Aqui também vale o mesmo questionamento. É possível que um país inteiro (e neste caso particular, uma capital)não tenha uma linha de redundância?
Seria interessante um dia fazer o levantamento do custo que cada corte de energia acareta ao país (desde os equipamentos eléctricos danificados, mas também, e principalmente a produção laboral, nem que o corte dure apenas meia hora). Quantos dias de trabalho por exemplo um operador de computador numa instituição perde por ano (somando todos os cortes)?
Há que começar a ver o corte de energia não apenas como aquela meia hora ou mais de escuro, mas como uma soma de cada corte por um período de tempo...depois é só esperar que alguém seja sensível a tais dados!
Aleluia a luz regressou pelo menos na minha zona.
Importa saber se estamos dispostos a fazer esse trabalho, Adérito.
Eu pessoalmente acho que seria um trabalho útil.
Entre muitas coisas que acho ser de grande interesse o seu estudo, coloco este trabalho também. Assim que regressar a Moçambique!
Força!
Energia. Produção e consumo tem, necessariamente, de constituir um indicador de desenvolvimento de um país. De qualquer um e, por isso, do nosso.
E começa pela definição: Carvão é minério ou energia?;, Gás, hidrocarbonetos, em geral, é minério ou energia?
O que comporta a matriz do balanço energético nacional? Existe esse balanço????
Há rodas que já estavam inventadas.
Enviar um comentário