18 julho 2017

Ensino: qualidade e assiduidade [17]

-"[...] a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar. [...] Quando ao absentismo dos alunos nas escolas, a fonte atribui a culpa aos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos." Aqui.
-"[...] o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações." Aqui.
Número anterior aqui, número inaugural aqui.  O passado valorizado é extraído da história e congelado num postulado acrítico e primordial. Não importa colocar-se a hipótese de o ensino desse passado bom ter sido mau, regra geral mnemónico, técnico, executado num leque de poucos estabelecimentos de ensino, com turmas pequenas. O que importa é que, para certos círculos de opinião, ele era superior, bom porque o nosso actual é mau. No bula-bula, nas cartas dos leitores dos jornais, nos debates televisivos, alguns factores são sistematicamente invocados para explicar a má qualidade do ensino (sem que, regra geral, saibamos o que se entende por qualidade). Que factores são esses? [foto reproduzida com a devida vénia daqui]

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