27 julho 2017

Ensino: qualidade e assiduidade [20]

-"[...] a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar. [...] Quando ao absentismo dos alunos nas escolas, a fonte atribui a culpa aos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos." Aqui.
-"[...] o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações." Aqui.
Número anterior aqui, número inaugural aqui.  Quais os factores que são regra geral marginalizados ou esquecidos nas análises que fazemos sobre a qualidade do ensino no nosso país? Proponho-vos pelo menos seis, tendo especialmente em conta o ensino primário, base de todo o edifício de ensino/aprendizagem e, portanto, da chamada qualidade: nutrição, condições de habitação/repouso, ludicidade, perfil nosológico, distância casa/escola, mnemónica e alunos mata-borrão, turmas superlotadas e escassez de recursos didáctico-pedagógicos. [foto reproduzida com a devida vénia daqui]

Sem comentários: