08 junho 2017

Ensino: qualidade e assiduidade [2]

-"[...] a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar. [...] Quando ao absentismo dos alunos nas escolas, a fonte atribui a culpa aos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos." Aqui.
-"[...] o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações." Aqui.
Número inaugural aqui. Sem dúvida que estamos confrontados com um grande problema, o problema de definir qualidade e ensino. Por um lado, não existe algo de naturalmente natural como a qualidade. A qualidade é produto de interacção social, de competição, de luta pela propriedade das definições e das suas aplicações. Por outro lado, o ensino é bem mais do que - vou permitir-me citar - "[...] uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada por humanos para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas" [aqui]. Com que variáveis podemos definir o termo qualidade? E com que variáveis podemos definir o termo ensino [aqui]?  [foto reproduzida com a devida vénia daqui]

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