O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

26 fevereiro 2012

Para ganhar as eleições em Inhambane (8)

Prossigo a série, no segundo leque de questões proposto no número seis.
1. A teoria da ignorância popular. Prossigo este ponto, o ponto da suposta ignorância de outrem que dá prazer político a certos indivíduos. Em 1998, dirigi uma extensa pesquisa sobre as primeiras eleições autárquicas no país, com base em seis autarquias: Manica, Chimoio, Beira, Dondo, Nampula e AngocheNessa pesquisa, um inquérito aleatório mostrou que muita gente sabia, por exemplo, que os municípios tinham dois órgãos (presidência e assembleia); que os municípios tinham receitas próprias; que o governador não nomeava os presidentes dos municípios; que o governador não nomeava os vereadores, ainda que a maior parte dos nossos inquiridos não tivesse participado em seminários de educação cívica e estudado as leis municipais.
Prossigo mais tarde este ponto. Foto reproduzida com a devida vénia daqui.
____________________
* Serra, Carlos (dir), Eleitorado incapturável, Eleições municipais em Manica, Chimoio, Beira, Dondo, Nampula e Angoche. Maputo: Livraria Universitária,1999, p. 194, 354 pp.
(continua)

2 Comments:

Blogger Salvador Langa said...

Ora aqui está um problema correctamente apontado. Regra geral o munícipe é objecto não sujeito.

26/2/12 2:33 da tarde  
Blogger Marta said...

Pior ainda quando o "objeto" é mulher que se considera ser analfabeto...

26/2/12 3:17 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home