22 fevereiro 2012

Dói

Dói ver como estão as estradas e os passeios da cidade de Maputo. É cómodo atribuir aos elementos naturais rebeldes a causalidade maior; é necessário atribuir a muitos munícipes uma responsabilidade acrescida; mas é imperativo perguntarmo-nos urgentemente sobre o que têm feito município e polícia.

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Dói com força mesmo.

nachingweya disse...

E o Sr Presidente do Município diz que é porque a nossa cidade é uma cidade costeira...
Se lhe propusermos uma visita de estudo ã Holanda dirá que eles conseguem porque são europeus...
(Ontem ouvi no telejornal que a qualidade de energia é fraca em ndlavela porque as pessoas continuam a construir...mais depressa do que se planea a compra de um novo PT. Mas mesmo sem a qualidade minima o provedor continua a fazer contratos e ligações!)
O que estes gestores não percebem mesmo é que os engarrafamentos, a falta de acessos e de sistemas de transporte prejudicam a economia de Moçambique, tolhem o crescimento.

No entanto, para mim, a indignação maior é devida à continuidade de utilização do cemitério de Lhanguene da maneira como está a ser efectuada. Profanam-se campas, já se enterra entre campas, nas suas cabeceiras.
Sim, para mim, essa é expressão maior de quão rasa é a nossa auto-estima, o nosso amor-próprio. E a culpa não recaí apenas no munícipio a quem cabe resolver o assunto. É a todos nós (as religiões e as mais altas magistrauras da Nação inclusas)que resignadamente contribuimos para o desrespeito aos nossos defuntos.
Queremos avaliar o nível dos nossos valores morais? Lhanguene é uma boa bitola.