26 setembro 2017

Ensino: qualidade e assiduidade [37]

-"[...] a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar. [...] Quando ao absentismo dos alunos nas escolas, a fonte atribui a culpa aos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos." Aqui.
-"[...] o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações." Aqui.
-"[…] os diversos estudos que têm sido feitos sobre o assunto, envolvendo entidades públicas e privadas como o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), revelam que os menores, sobretudo os da 1ª a 3ª classe, revelam baixa qualidade de apreensão das matérias. [Sobre este assunto, a ministra do pelouro, Conceita Sortane, disse que os materiais didácticos estão disponíveis e os professores nas salas de aula para ensinar as crianças, não se percebendo o que pode estar a concorrer para os baixos índices de aprendizagem." Aqui.
Número anterior aqui, número inaugural aqui. Observei no número anterior que uma parte significativa do nosso ensino assenta na recusa do que Paulo Freire chamou pedagogia da autonomia. E acrescento agora: na verdade, o mais difícil na educação está, justamente, em criar essa pedagogia, em descolonizar os alunos [para recordar o título de um livro de Gérard Mendel] para os levar pelas estradas da consciência crítica, para os tornar livres dos aguilhões que os formataram e formatam. [fotos reproduzidas com a devida vénia daqui]

Sem comentários: