Generais descontentes, oriundos da Renamo e compulsivamente passados à reserva no quadro das Forças Armadas de Moçambique, foram recebidos pelo presidente Guebuza, que lhes disse ter havido erro no processo e, segundo o "Zambeze" de hoje, lhes prometeu "atribuir viaturas, casas, os subsídios exigidos e outras regalias que o Estatuto do Militar preconiza no que diz respeito à classes do generais e oficiais superiores".
Recordei-me então do que há dias me disse o reitor de uma universidade angolana a propósito dos generais da UNITA: com benemerências e mordomias atribuída pelo MPLA na terra do petróleo, os seus protestos terminaram e praticamente desunitaram-se.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário