"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Avanço na série, mantendo-me no segundo ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas no campo das ideias e das hipóteses.
2. Qualidade e ensino: o problema das definições. Então, se o ensino não é neutro, não é nada fácil definir qualidade. Se me permitirem, vou partir do princípio de que essa qualidade é poligonal e tem de ser aferida pelo menos a quatro níveis: politicamente, tecnicamente, socialmente e ludicamente. O que pretendo dizer com isso?
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
Avanço na série, mantendo-me no segundo ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas no campo das ideias e das hipóteses.
2. Qualidade e ensino: o problema das definições. Então, se o ensino não é neutro, não é nada fácil definir qualidade. Se me permitirem, vou partir do princípio de que essa qualidade é poligonal e tem de ser aferida pelo menos a quatro níveis: politicamente, tecnicamente, socialmente e ludicamente. O que pretendo dizer com isso?
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)
2 comentários:
Ora aqui está, explorar maneiras diferentes de ver.
Em suma. O ensino nao e uma ilha...Mas uma ilha, tambem e habitada por pessoas, digo eu. Logo, o Ensino, depende essencialmente das pessoas que nele habitam. As que ensinam. E as que aprendem. Ou seja, a sociedade inteira. Pois que se manifeste essa sociedade! Estara surda, muda e cega?
Mas continuemos a nossa licao de geometria pedagogica...
Enviar um comentário