No suplemento Caderno Sofala do "Notícias", trabalho de Rodrigues Luís: "A argila é consumida em grandes quantidades na cidade da Beira. A crença quase generalizada de que este tipo de mineral constitui um antídoto contra várias enfermidades está por detrás desta procura. Os apelos emitidos pelas autoridades sanitárias contra tal prática simplesmente são ignorados pela maioria, uma vez que a publicidade das vendedeiras é mais poderosa que dos que proibem o consumo."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Pelo menos duas pessoas do meu círculo de amizade foram internadas (em 2005) com gravidade por consumo excessivo da argila.
No primeiro caso, os médicos associaram o tumor (maligno) com a massa de argila no estômago. No segundo paciente, foi-lhe diagnosticado tuberculose.
Graças a Deus todos foram curados.
Até onde sei, esta prática ganha relevo no seio das mulheres grávidas.
É um caso que dava para estudos.
Zicomo
Sei que esta não é a postagem nem o espaço indicado para este comentário. Mas lá vou eu, claro, com a permissão do Professor...
A inquietação é a seguinte: quem é que contrata (convida) os comentadores do programa "Esta semana aconteceu" transmitido pela Rádio Moçambique?
Aquilo é um ataque pessoal, uma aberração, análises infundadas, sem nexo, comentadores mal preparados, tendenciosos, gabarolas, cheios de paleios. Por amor de Deus, ponham ponto final aquele programa.
É vergonhoso um jornalismo assim.
Machado da Graça e também o falecido Daviz Aloni fizeram duras críticas a isso. Os nossos impostos devem ser bem aplicados e canalizados.
Haja vergonha!
Zicomo
Enviar um comentário